
Sobre o Projeto

PRIMATAS DO ITATIAIA

O Projeto Primatas do Itatiaia foi criado em agosto de 2015 a partir da iniciativa de alunos da Associação Educacional Dom Bosco, voluntários do Parque Nacional de Itatiaia, que ao longo dos voluntariados perceberam um fato interessante, muitos dos visitantes da Unidade de Conservação ofereciam alimentos antrópicos aos primatas (pães, balas, biscoitos entre outros), em especial o macaco prego (Sapajus nigritus).
Sendo assim, após um ano de levantamento de dados quantitativos e qualitativos sobre essa interação macaco-visitante, deu-se início às atividades de Educação Ambiental a partir de diálogo educativo e utilização de materiais didáticos criados pelos próprios membros, a fim de se conscientizar os turistas quanto aos prejuízos desta prática para a saúde, comportamento dos animais e até mesmo o equilíbrio da floresta.
Além disso, atualmente o Projeto Primatas do Itatiaia está envolvido com estudos relacionados à ecologia e comportamento das espécies de macacos da Unidade de Conservação, não deixando de lado a Educação Ambiental, principalmente em tempos de febre amarela, onde o Projeto em parceria com o Parque Nacional de Itatiaia deu início em janeiro de 2018 a ações educativas na Unidade a fim de conscientizar os visitantes sobre o fato de que os macacos não são “culpados” pela transmissão da febre amarela.

Imagem comemorativa de 2 anos de Projeto



Imagem comemorativa de 2 anos de Projeto












